O professor Fernando gostou da ideia e me "ordenou" apresentar aquele trabalho, convertido em monografia, num concurso promovido pela Confederação Nacional de Diretores Lojistas, patrocinado pela Losango. Diante da minha resistência, ele me perguntou: "Se você não apresentar, vai ganhar algo?" Respondi que não, óbvio. Ele então me atropelou com "E se você apresentar e não vencer, vai ganhar algo?" Respondi de novo que não, já percebendo onde ele queria chegar. O xeque-mate veio em seguida: "Mas se você apresentar e vencer, vai ganhar uma bolsa de estudos para fazer pós-graduação onde quiser, certo?" Claro que respondi que sim.
Acabara de aprender a "Regra da Probabilidade Máxima de Sucesso" em qualquer empreendimento, ou seja:
- O mundo nos dá no máximo, bem no máximo, apenas 25% de probabilidade de sucesso diante de uma boa ideia.
- Os primeiros 50% você desperdiça quando resolve não implementar a ideia que teve.
- Outros 25% você desperdiça quando resolve implementar a ideia mas ela não dá certo, pelas mais variadas e diversas razões.
- No fim, restam 25% de probabilidade da ideia dar certo e você ganhar alguma coisa com ela.
Resultado: Ganhei a pós-graduação e fui cursar Marketing no IAG da PUC-RJ, onde convivi com algumas das mentes mais brilhantes que alguém poderia conhecer.
Três anos depois, em 1995, a Livraria Saraiva inaugurava sua primeira Saraiva Megastore em São Paulo, e logo depois outra, também em São Paulo, depois no Rio de Janeiro (Rua do Ouvidor), e depois em vários outros lugares.
Estava provado que o CD-ROM não acabaria com a mídia impressa, nem com as livrarias. Muito pelo contrário, convivem bem até hoje, inclusive com o recém-chegado e-Book e seus e-Readers.
Nenhum comentário:
Postar um comentário