segunda-feira, 25 de março de 2013

Quando estudar é um fardo

Deixem-me contar pra voces uma historinha que aconteceu ontem comigo e que eu acabei de contar pro meu amigo Marcio Soares:



Ontem, entre o culto da manhã e o da noite, encontramo-nos (eu e família) com uma outra família especialíssima, que está no Brasil por esses dias. Ela é a médica brasileira que liderou a equipe que tratou o meu linfoma linfoblástico entre 1985 e 1988. O esposo dela é ninguém menos que o cientista alemão que desenvolveu o protocolo de tratamento para a cura do linfoma linfoblástico e outros tipos de leucemia. Eles se conheceram, pesquisaram juntos e se casaram durante o meu tratamento. Ela ( Dra. Claudia Bettoni ) e Rosane (minha esposa) conceberam juntas e não fosse o fato do Lucas ter nascido aos 5 meses de uma gestação complicada, ele e Raphael teriam nascido provavelmente no mesmo dia.

Por que eu estou te contando isso? Porque em dado momento desse encontro, o Dr. Hansjorg Riehm puxou pelo braço o meu mais velho,Raphael, e pediu que eu traduzisse para ele a seguinte frase:

"Trate de estudar muito, porque voce só existe porque eu estudei muito para poder curar o seu pai." 

De fato, Raphael nasceu no dia do meu aniversário em 1995, ou seja, dez anos depois de descobrirmos que eu tinha um linfoma linfoblástico e sete anos depois de eu ter entrado em remissão do câncer. Sem a dedicação daqueles médicos, simplesmente não haveria Raphael, nem Renan, nem esse blog.

Não preciso dizer como meu filho se sentiu depois de ouvir essa frase de um senhor que acabara de completar 80 anos de idade e que ainda estuda muito.

Portanto, permita-se ser torturado pelos estudos, pelos trabalhos, pelos fins de semana e noites gastos com sua educação. Tem valido muito a pena para mim. Vai valer a pena para voce também.

Nenhum comentário:

Postar um comentário