terça-feira, 24 de junho de 2014

Seis lições de inovação de Bill e Melinda Gates: a número 4 vai quebrar seu coração


(Traduzido do original de Michelle Atagana em: http://bit.ly/1l6x1BB )

Eu escutei o discurso de abertura de Bill e Melinda Gates na Universidade de Stanford no fim de semana e uma coisa se destacou: o casal é grande em inovação. Este é, no fim das contas, o cara que revolucionou a face da computação pessoal.

O discurso foi bastante instigante, sobre o que a verdadeira inovação é realmente, o que a tecnologia é e no que ela pode ser utilizada. É papel da tecnologia da tornar a vida das pessoas melhor? A vida de quem? A inovação deve ser a ponte sobre o fosso digital? Quem está oferecendo tecnologia agora?

"Se crianças ricas tem computadores e crianças pobres não, então a tecnologia torna a desigualdade pior", disse no início do discurso o casal Bill Gates.

Há um debate constante na África sobre quais problemas os empresários precisam resolver e o que precisa acontecer aqui antes de começarmos a competir com Instagrams, Twitters e Facebooks do Ocidente.

O casal vê o mundo de inovação com duas lentes distintas: otimismo e de igualdade.

"Se você é um cientista com uma nova descoberta, ou trabalha nas trincheiras para entender as necessidades dos mais marginalizados, você está alcançando avanços surpreendentes no que os seres humanos podem fazer para os outros", diz o casal.

    
Ao mesmo tempo, se você perguntar às pessoas através dos Estados Unidos [ou mundo] se o futuro vai ser melhor do que o passado, a maioria dirá que não. Meus filhos vão ser piores do que eu. Eles acham que a inovação não vai tornar o mundo melhor para eles ou seus filhos. Então, quem está certo? As pessoas que dizem que a inovação irá criar novas possibilidades e tornar o mundo melhor? Ou as pessoas que vêem uma tendência para a desigualdade e um declínio na oportunidade e não acham que a inovação vai mudar isso? Os pessimistas estão errados, na minha opinião.


 Aqui estão algumas idéias que eu acho que qualquer empresário precisa manter próximo ao coração ao pensar sobre sua próxima grande idéia.



1. Trabalhe nos problemas mais importantes

"Nossa fórmula tem sido a de ter as pessoas mais inteligentes e criativas trabalhando nos problemas mais importantes."


Há tantos empresários inteligentes lá fora, faz sentido que eles devam ocupar-se trabalhando nos problemas mais importantes do mundo. Da maneira que eles poderiam vê-lo, não há nenhum senso em ter inteligência e oportunidade, se você não está indo fazer algo útil com elas. Deixe sua inovação valer a pena. O inventor da tecnologia continua a dizer que a inovação pode resolver qualquer problema.

2. Capacite as pessoas

"Eu acreditava que a magia de computadores e software seria capacitar as pessoas em todos os lugares e tornar o mundo muito, muito melhor."


Esta escola de pensamento é bastante comum. Na conferência Microsoft Sharepoint no início deste ano, Bill Clinton falou sobre o papel da tecnologia na mudança de vida e na capacitação das pessoas e em dar-lhes esperança. A inovação deve capacitar as pessoas.

3. Você não pode mudar o mundo se você ainda não enxergou o problema

"Não importa quanto sofrimento vemos, não importa o quão ruim é, podemos ajudar as pessoas se não perdermos a esperança e se não desviarmos o olhar."


Você não pode conceituar e encontrar a solução para um problema que você nunca experimentou ou testemunhou. O casal acha que, para ser verdadeiramente inovador, você tem que olhar para o problema e testemunhar o sofrimento que o problema causa.

4. Deixe o seu coração quebrar

"Deixe o seu coração quebrar. Ela vai mudar o que você faz com o seu otimismo."


Isso remonta à perfeita compreensão do problema. Se você deixar seu coração quebrar, dizem Bill e Melinda Gates, vai mudar a forma como o seu otimismo funciona e o que você faz com ele. Ele vai inspirá-lo a fazer mais para ser melhor e mudar o mundo.

5. Seja otimista


"Otimismo é muitas vezes visto como uma falsa esperança. Mas há também uma falsa desesperança."

Não há nada mais motivador para os empresários com grandes idéias do que o otimismo que pode resolver um problema particular. Toda conversa do casal paira sobre o otimismo como um fator-chave de inovação e que é o combustível que traz grandes descobertas.

"Mesmo em situações terríveis, o otimismo move a inovação e leva a novas abordagens que eliminam o sofrimento."

6. A tecnologia deve beneficiar a todos

"A tecnologia deve beneficiar a todos. Então, nós trabalhamos para fechar a brecha digital."

Há tanta desigualdade no mundo que não precisamos adicionar mais a ela, mas sim erradicá-la. De acordo com o casal, se sua inovação amplia o fosso digital, talvez, ela precisa de uma reformulação. Gates fala sobre visita à África do Sul no fim do Apartheid e sobre a percepção de que as pessoas precisavam de mais do que computadores para melhorar suas vidas - eles precisavam de inovação em saúde e educação para ajudá-los.

"Se a inovação é puramente impulsionada pelo mercado, e não nos concentramos nas grandes desigualdades, então poderíamos ter avanços e invenções surpreendentes, que deixariam o mundo ainda mais dividido."

Nenhum comentário:

Postar um comentário