quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Herança de Sangue e Espírito


Educa a criança no caminho em que deve andar; e até quando envelhecer não se desviará dele.(Provérbios 22.6)


Entendendo a Herança Espiritual: Filhos de Celebridades da Bíblia

Filho de peixe, peixinho é? Sim, mas não tem o mesmo caráter, a mesma índole, nem mesmo as mesmas cores distribuídas da mesma maneira. Quem cria peixes sabe disso muito bem. A questão é que na maioria das vezes tendemos a achar que essa regra só se aplica aos peixes, mas não é assim. Filho de gente, gentinha é, e mesmo que o menino seja a cara do pai ou do avô, aquela nova alma carrega verdades muito próprias dentro de si – nem sempre aceitáveis por quem o gerou.



Os pais são necessariamente bons exemplos para os filhos?

Claro que não. No entanto, todos conhecemos exemplos de pessoas excelentes, que não tiveram em seus pais exemplo algum de sucesso. Um ex-colega de trabalho foi criado num abrigo de órfãos, sem referência de pai e mãe. A despeito do destino da esmagadora maioria dos seus colegas de instituição, não enveredou pelo caminho da delinqüência. Muito pelo contrário, dedicou-se aos estudos, evoluiu contrariando todas as circunstâncias negativas ao seu redor. Cumpriu brilhante carreira na área de Informática de uma grande empresa de Telecomunicações. Casou-se, tornou-se pai amoroso de gêmeos e um belo dia nos entregou, orgulhoso, seu convite de formatura como Bacharel em Administração de Empresas. Dou graças a DEUS pela vida desse homem, que vivendo simplesmente dentro de princípios e valores inabaláveis, desautorizou qualquer outro jovem a culpar a falta de apoio paterno pelo seu eventual fracasso.

No entanto, tenho também a certeza que todos conhecemos exemplos inversos ao que acabamos de ler: filhos com pais presentes, recursos, apoio, carinho, cuidados, e que apesar de tudo revelam-se eternos candidatos ao fracasso. São verdadeiros poços sem fundo, para os quais, qualquer investimento de ordem afetiva, financeira e espiritual parece ser uma total perda de tempo e recursos, cada vez mais escassos nesses dias.

O segredo para a compreensão do comportamento de um filho parece estar ligado à compreensão do que vem a ser herança espiritual. Dependendo da herança espiritual, por melhor que seja o exemplo dos pais, os filhos não conseguem aproveitar. Senão, vejamos dentre as celebridades da Bíblia:
  • Filhos de Noé, o obediente e paciente: Cam, Sem e Jafé. O que dizer de Cam, o escarnecedor da embriaguez paterna?
  • Filhos de Abraão, o pai de muitas nações: Ismael e Isaac. O que dizer de Ismael, educado para desprezar seu meio-irmão mais novo?

  • Filhos de Isaac, a semente de Israel: Esaú e Jacó. O que dizer de Jacó, o fraudador da primogenitura do irmão e da cegueira do pai? E Esaú, o caçador todo-poderoso, mas ingênuo?

  • Filhos de Jacó, o fraudador: Ruben, Simeão, Levi e Judá, além de José. O que dizer de Ruben, amante da concubina do próprio pai? E Simeão, Levi e Judá, homicidas de fato e quase infanticidas?

  • Filhos de Eli, o sumo-sacerdote: Hofni e Finéias. Que dizer dos filhos do sumo sacerdote, também sacerdotes, que extorquiam os pobres, sendo fraudadores da Palavra de DEUS?

  • Filhos de Samuel, o grande profeta: Joel e Abia. Que dizer dos filhos de tão grande homem, que a despeito de receberem seu sacerdócio por herança, se desviaram dos caminhos de DEUS?

  • Filhos de Davi, o homem segundo o coração de DEUS: Amenon, Absalão, além de Salomão. Que dizer de Amenon, o estuprador da própria irmã? E de Absalão, assassino do próprio irmão e quase usurpador do trono do próprio pai? Paremos por aqui.

Que fizeram esses pais de tão grave para receberem tão pesada vergonha sobre suas descendências? Existiram como criaturas imperfeitas e falíveis, simplesmente. Ou esquecemos o que aconteceu no Éden, em função da má escolha de nossos primeiros pais humanos?



Entendendo a Herança Espiritual: De onde vem o espírito que está em nossos filhos?

Alguns crêem que DEUS criou todos os espíritos de uma vez e os têm em estoque, dispondo deles à medida que as crianças vão nascendo. Crer nisso é também crer que DEUS é incompetente, pois tem alimentado sua criação com espíritos imperfeitos aliados a uma carne imperfeita e falível, além de ter sido incapaz de consertar seu erro, insistindo nele.

Alguns crêem que DEUS cria o espírito no momento em que a criança é gerada no útero materno, ou ainda, no momento do nascimento. Crer nisso é também crer que DEUS é incompetente, porque mesmo depois de milênios, Ele continua gerando espíritos de facínoras e assassinos, de tiranos, ladrões e de prostituição, aliados a uma carne que já é imperfeita e falível.

Já outros – e eu me incluo nesse grupo - crêem que ao se tornarem uma só carne em seus filhos, os pais transmitem o espírito que neles está, além das características genéticas (físicas), ou seja, herdamos algo além dos olhos da mamãe e o nariz do papai. Crer nisso é crer que o espírito que está no filho é o mesmo que está no pai e na mãe. Por isso nenhum filho é totalmente igual ao pai ou totalmente igual à mãe, por mais fisicamente parecidos que sejam com um ou outro. Crer nisso é crer que na perspectiva humana o pai certamente está no filho, mas o filho ainda não está no pai, pois apenas uma parcela da herança espiritual está realizada ali. Raul Seixas e Paulo Coelho já diziam isso em sua canção “Ghita” (“Mas saiba que eu estou em você, mas você não está em mim”). É preciso realizar a segunda parcela dessa via de mão dupla, que é fazer o filho estar no pai, e isto ocorre através dos princípios e valores que o filho absorve dos seus pais. Completada a via de mão dupla, passa a existir a herança espiritual completa – boa ou má. Entre Yaweh Pai e Jesus Cristo é assim: o Pai está no filho e o Filho está no Pai.



Por que então alguns filhos são mais obedientes que outros? 

Por que alguns filhos aceitam melhor a instrução paterna que outros? Por que alguns filhos se opõem sistematicamente ao bom exemplo dos pais? Por outro lado, por que alguns filhos se negam a seguir o mau exemplo de seus pais e se tornam bênçãos apesar de todas as circunstâncias contrárias?

Por mais que o papai ou a mamãe fiquem chocados, devo dizer que seu bebê recebeu todas essas características, não só as físicas, mas espirituais, de seu papai e sua mamãe, que por sua vez receberam do vovô e da vovó, e assim por diante. A combinação de características intrínsecas e extrínsecas dos pais e seus antepassados nem sempre realça as melhores características de cada um. Certamente que muitos prefeririam que nossos filhos combinassem apenas nossas boas características e expelissem as nossas más características já na primeira troca de fralda... Mas não é assim que se dá com nossos herdeiros. Traços negativos, que foram habilmente abafados na vida dos pais – ao custo pesado de instrução, exemplo e prática -, acabam se revelando com maior ênfase no caráter de um filho ou em outro. Igualmente, traços positivos podem ser potencializados nessa combinação, via de regra imprevisível em termos de resultado.


O Terceiro Elemento da Herança Espiritual: O Espírito Santo de DEUS.

Vejamos o exemplo de Sansão: Moralmente corrupto (Jz 14: 8-9), mulherengo (Jz 16.1) e boêmio, pelo menos enquanto nele não entrava o Espírito Santo de DEUS (Jz 14:5-6). Aí então, o motivo de preocupação de seus pais e familiares se tornava o campeão de Israel.

Um filho não pode escolher a herança espiritual que recebe dos pais, mas pode escolher receber - ou não - a herança espiritual que vem de DEUS. É fato: Deus por diversas vezes já mostrou que usa quem Ele quer, mas quem, hoje em dia, está disposto a fazer o caminho inverso e se colocar nas mãos de DEUS, crendo que o que Ele designa é de fato o melhor para sua vida? Pois é justamente dessa herança espiritual que vem a transformação que torna o filho do corrupto numa bênção, o filho do praguejador num pregador da Palavra, o filho da prostituição num santo. No entanto, cabe unicamente a ele – ao filho, não aos pais - fazer a escolha.

Mas como poderá ele escolher com sensatez, se os pais não lhe falam sobre DEUS e o seu plano para a vida dos homens? E ainda que os pais lhe falem sobre DEUS, como poderá ele crer no que falam, se seus exemplos de vida mostram justamente o contrário? E ainda que seus pais sejam exemplos de santidade e lhe falem sobre DEUS, como poderá ele escolher com sensatez, se ele não é levado a praticar a instrução recebida e ainda por cima, com o mundo lhe apontando a direção contrária?

É duro, mas ainda assim, apesar da instrução, do exemplo e da prática, buscar a salvação é escolha pessoal. Não cabe ao pai “colher” a salvação do filho, mas lhe cabe semear sempre, através da instrução, do exemplo e da prática, ainda que a colheita lhe pareça distante ou mesmo improvável.

Os pais não têm o direito de desistir de um filho que é sua responsabilidade. Quando ouvimos “Semear é opcional; colher é obrigatório” (e inevitável, acrescentaria), deveríamos concluir: “Semear o BEM na vida do meu filho é OBRIGATÓRIO, pelo meu temor em DEUS do que virá por colheita”.

E então, papai? E então, mamãe? Que tal assumir a tarefa que ninguém poderá cumprir em seu lugar? Prontos para semear o bem na vida de seus herdeiros, sejam bons ou maus?

Não lhes caia sobre a cabeça o juízo destinado por DEUS aos pais omissos, que preferem dar ouvido aos argumentos sedutores de um inimigo, que lhes disse um dia: “Chega, já fizeste muito por esse filho”! Pois se o próprio DEUS não desistiu de nenhum de nós até agora, e nem desistirá até o último instante, quem somos nós para agir em contrário?

Que DEUS prossiga nos amando com o Amor que só Ele pode amar. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário