sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Nem só de pão, meu querido irmão...

Era janeiro de 2000 e estávamos todos reunidos para o jantar da primeira noite de nosso encontro de planejamento, VPs e diretores de uma startup americana de tecnologia.

Inesperadamente, meu VP me convoca ao palco e quando lá chego ele começa a contar, para todos os presentes, coisas que ficou sabendo a meu respeito, principalmente sobre um grupo de adolescentes que se reunia todas as quintas-feiras à noite na igreja, para ensaiar louvores que nós mesmos compunhamos. E então ordenou que o DJ tocasse um trecho de uma faixa do primeiro e até então único CD que aquela banda havia gravado. O DJ escolheu a faixa "Dedicar", talvez pela melodia ser a mais alegre do álbum.

Eu estava atônito diante daquilo tudo e diante de todos os presentes, que vinham de quase todos os países do mundo para aquele encontro. Meu VP então me passa o microfone e pergunta se eu gostaria de falar algo sobre o trabalho com aqueles jovens. Tudo que me veio a mente foi algo mais ou menos assim: 

"A Palavra de DEUS, em Lc 4.4, diz que 'Nem só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que sair da boca de DEUS'

Quando falamos em comunidades pobres do mundo, logo pensamos em doações de recursos materiais: dinheiro, roupas, alimento. 
No entanto, em várias circunstancias, não é disso que elas mais necessitam - e sim aprender que através do caminho do amor é possível vencer e superar as lutas diárias da vida. Nessa hora, eles se tornam mais que vencedores, pois aprendem a vencer através do que nos ensina o amor de DEUS, através de seu Filho Jesus Cristo, que venceu o mundo e a morte, para que todos, não apenas os abastados, tenham vida - e vida em abundancia. 
Eu e aqueles jovens brasileiros agradecemos a oportunidade de poder falar essas coisas a voces todos aqui hoje, pois eles oraram a DEUS para que eu estivesse hoje trabalhando nesta empresa e portanto estivesse aqui hoje entre voces. Que DEUS os abençoe."

Então devolvi o microfone ao meu VP, que tirou da cabeça o chapéu panamá que todos usávamos na ocasião e entregando-o a mim virado de cabeça para baixo, disse: "Este chapéu deve permanecer assim durante todo nosso encontro. Para cada vez que um diretor se atrasar a uma reunião, refeição ou atividade, ele deverá depositar US$20. Se for um VP, então o valor será de US$100. Voce usará o total recolhido durante o encontro para ajudar a manter esse projeto no Brasil. Não considere isso uma esmola, mas um incentivo para que iniciativas iguais a essa se espalhem por toda a empresa."

Nos tres dias que se seguiram, todos os diretores e VPs, sem exceção, passavam pelo chapéu e depositavam suas ofertas, estando ou não atrasados. Ao fim do encontro, o total ofertado permitiu que comprássemos os instrumentos para a banda e gravássemos o segundo CD, que teve tres faixas cantadas em ingles, como reconhecimento aos colegas que ofertaram. As cópias desse CD foram distribuídas gratuitamente no mundo inteiro pelos colegas da empresa, alcançando pessoas e povos que provavelmente nunca conheceremos.

Foi assim o mover de DEUS em nossas vidas, através desse versículo. 

Toda honra, toda glória e todo poder sejam dados a Ele e somente a Ele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário