sábado, 16 de junho de 2007

Eu Sou um Agente de Milagres

(Pregação realizada em 06/08/2006 na Igreja Batista Monte Hermon, na Ilha de Guaratiba, RJ)

“Na verdade, na verdade vos digo que aquele que crê em mim também fará as obras que eu faço, e as fará maiores do que estas, porque eu vou para meu Pai. E tudo quanto pedirdes em meu nome eu o farei, para que o Pai seja glorificado no Filho. Se pedirdes alguma coisa em meu nome, eu o farei”. (Jo 14:12-14)

Que importância tiveram os milagres no ministério terrestre de Jesus?

a. Ele não veio por causa dos milagres, mas pelo sacrifício que teria que passar – na cruz.

b. Os milagres de Jesus foram ferramentas úteis para que o seu objetivo principal fosse alcançado – a redenção dos pecados da humanidade, através do seu sacrifício na cruz.

c. Os milagres de Jesus servem para nos mostrar que o nosso sofrimento e as nossas dores advêm do fato que estamos TODOS destituídos da glória de DEUS – desde o Éden. Não fosse assim e não passaríamos por aflições, dores, doenças, envelhecimento e morte!

Por que então buscamos milagres?

Se os milagres não eram o principal da mensagem de Jesus, por que os buscar?
Afinal, como posso ser um agente de milagres?

1. Eu sou um Agente de Milagres quando eu deixo de pensar nas minhas necessidades, para pensar nas necessidades de um irmão menos favorecido.

a. Para que eu buscaria ser um Agente de Milagres se não fosse para pregar a Palavra de DEUS?

b. Que tipo de Agente de Milagres eu seria se eu buscasse milagres apenas para aqueles que me são mais próximos? Que testemunho eu daria, como imitador de Cristo, a alguém que ainda não conhece a Palavra? (Lc 6:32-36)

c. Eu me torno um forte candidato a agente de milagres quando eu abandono o MEU modo de ver as coisas e passo a agir como servo. Marcos 9.35 afirma que “Aquele que quiser ser o maior dentre os seus, torne-se antes o seu servo”. Quando eu passo a ver as coisas a partir da perspectiva de Jesus, aumento a minha capacidade, o meu potencial como agente de milagres.

d. Um verdadeiro milagre deve ser observado a partir da perspectiva de quem o recebe, não da perspectiva o agente de milagres em si.

e. Jesus disse, em Mateus 25.40: “Tudo que fizeres a qualquer um desses pequeninos, o terás feito a mim”. E Mateus 25.35 lemos: “Tive fome e me alimentaste. Tive sede e me deste de beber. Fui estrangeiro e me abrigaste”.

f. Imagino que, para Jesus, alimentar milhares de pessoas com 5 pães e dois peixinhos era algo trivial – ainda mais para alguém que foi parte ativa na Criação do Universo! Para você, que recolhe alimentos e agasalhos para distribuir aos necessitados, essa pode parecer uma tarefa simples, comum, sem os atrativos de, por exemplo, um ministério de louvor, ou totalmente destituída de efeitos especiais como vemos no cinema. Mas para aquele que não tem o que comer, aquele que se cobre de trapos e jornais velhos nas noites de frio, a sua “aparição” em meio a tanto desespero e dor é um verdadeiro milagre!

g. Assim como DEUS, todos os dias, várias vezes ao dia, age de forma maravilhosa em nossas vidas, você pode, uma vez por semana – que seja! – agir de forma maravilhosa na vida de muitas pessoas. Agir como um verdadeiro agente de milagres!

2. Eu sou um Agente de Milagres quando sou capaz de amar o meu próximo, APESAR das circunstâncias desfavoráveis.

a. Jesus veio a existir em meio a um povo que, por diversas vezes, fora salvo por DEUS de forma maravilhosa, mas que ainda assim demonstrava uma profunda ingratidão e indiferença pelo seu PAI. APESAR disso, Ele os amou, a ponto de dar Sua própria vida por eles! (Mt 13:14-17).

b. A Palavra de DEUS questiona o valor da caridade prestada apenas aos que nos são mais próximos. Que mérito há em amar a quem nos ama? A verdadeira vitória é alcançada por aquele que consegue vencer as suas próprias limitações e imperfeições, e que ama àqueles que o desprezam.

c. É viável alguém pretender tornar-se um imitador de Jesus e não amar a seus algozes? Seria algo como se disséssemos: “De Jesus, só quero o filé mignon!”. Imaginemos um Jesus apenas com a capacidade de realizar milagres, mas sem o compromisso de ensinar a verdade a seus discípulos e sem o compromisso de dar-se em sacrifício pelos pecados do homem: simplesmente, a Sua missão teria fracassado! Conforme já vimos antes, o Seu sacrifício e sua conseqüente ressurreição, após três dias, eram as principais etapas do plano divino da salvação.

d. Há, portanto, um preço a ser pago por aquele que quer ampliar a sua capacidade de realizar milagres verdadeiros (Lc 6:22-23).

3. Eu sou um Agente de Milagres quando eu pago o preço por ser um imitador de Jesus.

a. Jesus tinha milhares de seguidores à época de seu ministério terrestre. Poucos, porém, se dispunham a serem verdadeiros imitadores seus. Quando Jesus lhes expôs a verdade sobre o preço a ser pago por quem quisesse se tornar como Ele, quase todos foram embora (Jo 6.60). Alguns dos seus discípulos chegaram mesmo a censurá-lo por tão duras palavras.

b. Mas, afinal, que preço é esse, tão difícil de ser pago? Ora, podemos imaginar como seria se pudéssemos realizar milagres e, no instante seguinte, fizéssemos aparecer um belíssimo banquete à nossa frente e – sem a menor cerimônia – iniciássemos a devorá-lo... Isso te lembra algo (Mt 4:2-3). Ai do homem que se utilizar levianamente de um dom dado por DEUS e assim obter vantagens ilícitas! Lembremo-nos da resposta de Jesus ao inimigo em Mt 4.4.

c. Um dos preços a pagar é a confiança IRRESTRITA na providência de DEUS. Ele não desampara o Agente de Milagres que está realizando a boa obra.

d. Outro preço a ser pago é a perseguição que o mundo empreende a quem se propõe a ser um imitador de Jesus. Mas aquele que confia IRRESTRITAMENTE na providência de DEUS nada teme!

4. Eu sou um Agente de Milagres quando eu não me utilizo de falsidade na obra do Reino.

a. Jesus é o Caminho, a Verdade e a Vida. Quem serve a Jesus deve servi-lo em verdade, portanto.

b. Aqueles que se valem de truques e ilusionismo para se autopromoverem dentro da obra de DEUS, na verdade não servem a DEUS, mas ao inimigo.

c. Conta-se da história de um pastor que utilizava o seu dom de expulsar demônios e acabou se tornando conhecido em sua denominação. De fato, o Espírito de DEUS agia através daquele homem de forma prodigiosa. No entanto, com o tempo ele permitiu que a vaidade tomasse conta do seu coração, tomando o espaço que deveria ser ocupado pelo Espírito de DEUS, o que fez com que seu dom de expulsar demônios fosse aos poucos inibido, até quase cessar por completo. Em vez de reconhecer o seu erro – vaidade – e buscar o arrependimento, ele passou a buscar estratagemas artificiais, falsos, para simular a expulsão de demônios, enganando as pessoas. Logo seu estratagema foi descoberto e ele foi convidado a buscar outra igreja para pastorear. Desde então tem vivido do seu passado de glórias, peregrinando de congregação em congregação, nunca permanecendo muito tempo, pois logo é desmascarado e cai em descrédito. Que DEUS tenha piedade dele, e que esse homem possa olhar para dentro de si e arrepender-se perante DEUS.

d. Você deve ser um agente de milagres, nunca um agente de “viagens na maionese”. Deixemos os efeitos especiais para a indústria do entretenimento. Igreja não é entretenimento, mas canal da verdade que vem de DEUS.

e. Ponhamo-nos em total disponibilidade nas mãos de DEUS e Ele fará a obra em nossas mãos. Tornemo-nos servos de DEUS e Ele nos tornará pregadores, mestres, profetas, músicos e intercessores, conforme a Sua soberana vontade.

Amém!

Nenhum comentário:

Postar um comentário