sábado, 16 de junho de 2007

Salmo 100: o homem deve celebrar a DEUS

"CELEBRAI com júbilo ao SENHOR, todas as terras. Servi ao SENHOR com alegria; e entrai diante dele com canto. Sabei que o SENHOR é Deus; foi ele que nos fez, e não nós a nós mesmos; somos povo seu e ovelhas do seu pasto. Entrai pelas portas dele com gratidão, e em seus átrios com louvor; louvai-o, e bendizei o seu nome. Porque o SENHOR é bom, e eterna a sua misericórdia; e a sua verdade dura de geração em geração" (Salmo 100).

O Salmo 100 exorta toda criatura a celebrar ao Senhor. É importante observar que seu texto não limita essa celebração ao povo hebreu ou demais povos que têm a Palavra de DEUS como base para sua estrutura social. Logo no primeiro versículo, essa abrangência é declarada irrestrita: todos os moradores da terra são chamados a celebrar com alegria ao Senhor.

Somos todos, pois, levados a entoar cânticos ao Deus de todas as coisas, em reconhecimento às suas virtudes. A sua escolha recaiu sobre o povo que passou a ser chamado pelo seu nome. Num tempo em que os homens fabricavam os seus deuses conforme seus próprios desígnios carnais, o Senhor inverteu o modelo humano, escolhendo ele ao povo que hoje é seu. Sua bondade é a sua marca. A eternidade da sua misericórdia é motivo dos nossos cânticos. Sua verdade não sofre a ação do tempo: é imutável e por isso se estende através das gerações.

Como ovelhas que somos do seu pasto, pela sua bondade e misericórdia, somos saciados em nossas necessidades e perdoados em nossas faltas. Toda a humanidade é convocada a conhecer esse DEUS de verdade, bondade e eterna misericórdia, bem como é conclamada a reconhecer suas virtudes, não apenas por mera constatação, mas com atitude de reverência à sua autoridade e poder; com alegria legítima, através de cânticos e hinos.

Somos todos convidados a compartilhar da intimidade de um DEUS único, vivo, inigualável e incomparável!

Nenhum comentário:

Postar um comentário