sábado, 16 de junho de 2007

A Trave Nossa de Cada Dia...

"E por que reparas tu no argueiro que está no olho do teu irmão, e não vês a trave que está no teu olho? Ou como dirás a teu irmão: Deixa-me tirar o argueiro do teu olho, estando uma trave no teu? Hipócrita, tira primeiro a trave do teu olho, e então cuidarás em tirar o argueiro do olho do teu irmão." (Mateus 7:3-5)

Tecnologia a serviço da violência juvenil:

Estudantes registram cenas de violência através das câmeras de seus celulares e as publicam no YouTube e sites similares. O ministro italiano então decide tomar uma providência histórica: proíbe celulares nas escolas. Ele crê que se os agressores não puderem registrar seus feitos malévolos, deixarão de agredir os seus colegas mais fracos.

Ações governamentais como essa lembram a anedota do marido que, ao flagrar a esposa em pleno exercício do adultério no sofá da sala, manda tirar o sofá da sala.
Num rápido exercício de Futurologia, imaginemos o que acontecerá se o exemplo italiano for seguido pelas autoridades brasileiras:


- Tirarão os ônibus das ruas, para que os bandidos não os incendeiem com os passageiros dentro. Se não houver ônibus, não haverá incêndios criminosos nem mortes horríveis.
- Fecharão as escolas, para que os alunos não sejam alvejados por balas perdidas ao chegarem ou ao saírem de seus portões. Se não houver escolas, as crianças não estarão expostas à violência urbana no seu trajeto de ida e volta.
- Fecharão os bancos, para que os bandidos não possam mais assaltá-los e assim alvejar correntistas inocentes. Se não houver bancos abertos, não haverá necessidade de sairmos de casa para depositarmos, sacarmos ou pagarmos contas.
- Proibirão cultos nas igrejas, para que crianças indefesas não sejam mais violentadas e assassinadas por facínoras bêbados que venham a invadir seus portões. Sem cultos, o povo não terá motivos para sair de casa e expor gratuitamente suas crianças a esse perigo letal.
- Nossas crianças serão proibidas de brincar nas calçadas, para que não sejam alvo de balas perdidas. Com as crianças dentro de casa, o risco de serem alvejadas não é totalmente eliminado, mas é menor, pois existem paredes a protegê-las.
- Vôos turísticos internacionais para o Rio de Janeiro serão proibidos pela Riotur, a fim de que a imagem do país não seja arranhada pelos constantes roubos seguidos de homicídios cometidos contra turistas estrangeiros na Cidade Maravilhosa. Sem turistas, não teremos assaltos a turistas estrangeiros e conseqüentemente não teremos assassinatos de turistas estrangeiros.
- Prédios não poderão ter marquises, pois assim o risco de termos uma delas desabando sobre cidadãos inocentes é praticamente eliminado... oops, parece que o futuro já chegou para esse item! Nosso prefeito acaba de determinar a proibição de marquises nas novas construções da Cidade Maravilhosa! Mas... e as marquises antigas e mal conservadas, justamente aquelas que estão desabando sobre cidadãos inocentes?

Maquiar o efeito, em vez de eliminar a causa, tem sido a escolha fácil de nove entre dez líderes no mundo, seja em casa, na escola, no trabalho ou na congregação. Ainda que essa minha estatística seja mais fruto da indignação do que resultado de uma pesquisa científica, deixo aqui o meu clamor:

Irmãos, é missão nossa pregar a Boa Nova de Jesus Cristo a todos os povos. Aquele que conhece a Boa Nova, passa a trabalhar para a eliminação das causas do males da humanidade, ao mesmo tempo que passa a rejeitar essa vergonhosa maquiagem da verdade tenebrosa que nos assola.

Fale do amor de Jesus Cristo e ajude a salvar a si mesmo e os da sua casa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário