sábado, 16 de junho de 2007

Confessa Com a Tua Boca

"A saber: Se com a tua boca confessares ao Senhor Jesus, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo. Visto que com o coração se crê para a justiça, e com a boca se faz confissão para a salvação". (RM 10:9-10)

"Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, mas só a que for boa para promover a edificação, para que dê graça aos que a ouvem". (EF 4:29)

1. Confesso que Jesus é o Senhor quando divulgo a sua Boa Nova a todas as pessoas.De que me adianta afirmar a minha santidade se eu não compartilhar as razões pelas quais eu faço essa afirmação? Que efeito essa afirmação terá sobre o comportamento das pessoas? Certamente que algumas ouvirão, mas quantas desejarão sofrer uma transformação em suas atitudes simplesmente por me ouvirem afirmar que eu sou cristão e sou salvo por Cristo Jesus? A missão da igreja – a missão de cada cristão – é ir pelo mundo e divulgar o evangelho – a Boa Nova [eu + angelion = boa mensagem] – a todas as pessoas. Se acaso nos declaramos cristãos e somos tímidos ou mesmo omissos na divulgação dessa boa nova, podemos de fato sermos chamados cristãos, filhos de Deus?

Certa vez, um grupo de 40 jovens subia a serra de ônibus, rumo a um acampamento de verão. Somente dois deles já haviam estado lá, porém um deles – justamente o mais falante - apenas se lembrava vagamente do caminho a ser percorrido. Após uma seqüência de curvas especialmente difícil em meio ao nevoeiro matinal, o motorista do ônibus se viu perdido numa estrada secundária, esburacada e estreita, que beirava um precipício. Os passageiros começaram a desconfiar que aquele jovem realmente não conhecia o caminho para o acampamento e iniciaram uma discussão acalorada sobre o que deveriam fazer, já que ninguém aparentemente sabia onde estavam. Foi quando o segundo jovem, que conhecia bem o caminho, resolveu se manifestar, timidamente, dizendo que eles tinham dobrado a curva errada cerca de uma hora atrás. Questionado sobre o porquê de não ter avisado antes, a sua resposta foi mais desastrosa ainda: “Ninguém me perguntou antes...”. O cristão tímido tende a deixar que todo um grupo se perca – com ele junto! – por vergonha de revelar o caminho certo...

2. Confesso que Jesus é o Senhor quando imito o Seu exemplo.
Jesus falava sobre enviar-nos como ovelhas em meio a lobos; sobre sermos prudentes como as serpentes e simples como as pombas. Não é comum vermos lobos atacando sozinhos – lobos são animais que - via de regra - atacam em bandos e repartem o produto da caça com os demais. Um lobo solitário normalmente está apenas sondando o ambiente, para mais tarde trazer toda a alcatéia.

Já notaram que malfeitores atuam em quadrilhas? Já notaram que os piores fanfarrões são tímidos quando estão sem o seu bando? Portanto, quando virem um “lobo solitário” rondando, é porque o mal está tramando se instalar por perto – é hora de dobrar a vigilância para evitar que a alcatéia toda venha se instalar! A hora certa de impedir que o mal se instale é ANTES, não depois que ele já se instalou.

Também não é comum vermos serpentes por aí, procurando calcanhares para picar. As serpentes são animais tremendamente discretos, e costumam fugir de seus atacantes na maioria das vezes. No entanto, se um inimigo avança para dentro do território de uma serpente, ela rapidamente reage, com um só golpe. Quando sairmos para anunciar a Boa Nova, é preciso estabelecermos nosso território e conhecê-lo bem: onde mora a caça e onde mora o inimigo, e então, prudentemente, avançar sobre o terreno da caça, cuidando para que o inimigo não nos pegue desprevenidos.

Quando vemos bandos de pombos numa praça, onde existem pessoas que lhes atiram grãos, notamos que sua estratégia não é sofisticada, cheia de complicações. Sua plumagem idem: não é chamativa. Muito pelo contrário, ela é bem simples: olham em volta para ver se não há perigo, pousam e enchem o papo - o mais que puderem - com os grãos. Se alguma criança vem correndo em sua direção tentando pegá-los, eles simplesmente voam a uma altura suficientemente alta para não serem pegos e novamente pousam para continuar seu trabalho. Evangelizar demanda estratégias simples e eficazes...

3. Confesso que Jesus é o Senhor quando o meu comportamento fala por mim - mesmo quando não posso falar.
De que me adianta ter um belo discurso, uma bela aparência, e no fim de tudo ter um comportamento decepcionante? De que me adianta conhecer rolos de versículos bíblicos que falam sobre os frutos do espírito e não ser capaz de realizar nenhum deles? Não faz muito tempo, “evangélico” era sinônimo de honestidade, firmeza de caráter, perseverança, caridade, simplicidade... Hoje, quando alguém se diz “evangélico”, vem logo, à mente de quem ouve, a idéia de que aquela pessoa está disfarçada de cordeiro, mas na verdade é um lobo, sorrateiro, desonesto, fingido, indigno de sua confiança. Não foi a palavra “evangélico” que foi deturpada, mas o comportamento de quem se diz evangélico - ou se disfarça de evangélico – para ter acesso privilegiado e praticar toda sorte de maldade. Gálatas 5.7 nos lembra: “Corríeis bem; quem vos impediu, para que não obedeçais à verdade?” O comportamento do cristão deve falar por ele antes mesmo que ele abra a boca para falar. Mateus 5:37 nos recomenda: “Seja, porém, o vosso falar: sim, sim; não, não; porque o que passa disto é de procedência maligna”.

Que a Paz de DEUS esteja com todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário