sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Sobre Stephen Hawkins e seu tardio ateísmo

Alguém aí já leu "O Discurso do Método", de René Descartes?

Vale a pena. O livro é pequenino e tem poucas páginas, mas sedimentou os princípios da Filosofia e Lógica Modernas como nenhum outro. Recomendo a todos os seminaristas a quem leciono que o leiam. Alguns se assustam quando recomendo a leitura de um ex-ateu, racionalista, etc., mas acabam se maravilhando com a conclusão.

Descartes quase foi assassinado - ou melhor, assado - numa fogueira pelo Alto Clero Católico, por ter comprovado, através de um simples exercício de Lógica, a existencia de DEUS.


Por que então os bispos e cardeais queriam mata-lo, se afinal ele conseguira derrubar os argumentos pró-ateísmo e comprovara a existencia da razão de ser da Igreja?

Não deveriam os clérigos agradecer-lhe e talvez consagrá-lo beato ou mesmo santo? Não, jamais! Pois que os argumentos de Descartes impunham uma autonomia do homem em relação aos antolhos e arreios que a "Santa Amada I.C.A.R.*" lhe impunha e isso seria terrível para os cofres vaticanos. Como vemos, a razão de ser da S.A.I.C.A.R.** há algum tempo deixara de ser DEUS e passara a ser Mamon (deus pagão da fortuna). 



A coisa toda deve ser tão tentadora que até mesmo algumas igrejas da Reforma já estão totalmente bandeadas para a Escola Apostólica Moderna, com hierarquias, patriarcas, apóstolos, bispos et caterva.

Já pensaram? Já Lutero os tinha solapado a "Era das Indulgencias" décadas antes e agora vinha esse rapazote brilhante e lhes toma o temor que o povo tinha à Igreja e seus supostamente infalíveis comandantes? Descartes teve que se refugiar algures na Holanda reformada para prosseguir suas pesquisas e tornar-se um dos maiores matemáticos e filósofos da Humanidade.

Ironico, como é justamente através de argumentos cartesianos (de Descartes...) que os ateus prosseguem na sua teimosia, alimentando sofismas que muitas vezes cegam e ensurdecem mentes brilhantes como algumas que se volta e meia se manifestam por aí.

Talvez por isso mesmo DEUS aprecie os humildes de coração, pois estes não se comportam como bebes de colo que, de tão inteligentes e sábios, se questionam sobre a existencia do seio que os amamenta.

Voltemos às bases do conhecimento antes de nos arvorarmos em vãs filosofias.

A propósito, sou um racional crente na existencia de DEUS, pelas mesmas razões que levaram o ateu Descartes a se tornar crente.

Quanto a Stephen Hawkins, creio que em breve ele se dará conta que dobrou na esquina errada e retornará um livro atrás. Até lá ele terá vendido muitos livros sobre esse assunto e mais ainda venderá quando se retratar. Espero que ele viva até lá.

Abraços!



(*) - ICAR: Igreja Católica Apostólica Romana
(**) - SAICAR: Santa Amada Igreja Católica Apostólica Romana

3 comentários:

  1. Oi mano, graça e paz, sempre!

    Passei aqui para conhecer seu blog.
    Estou seguindo...

    Abraços,

    Sandro
    http://oreinoemnos.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Que bacana o post sobre Stephen hawkins e cia. Nos livros anteriores, ele foi mais suave. Mas também, percebo a manipulação da mídia que passa toda afirmação dele como um comentário pró-ateísmo quando, convenhamos, se ele busca uma resposta científica, não pode ficar trilhando um caminho religioso.Pra isso existe a Bíblia. Na verdade, oque ele faz é separar os assuntos. Da mesma forma como muitos pensam que Einstein era ateu por conta de suas afirmações nas suas teorias, mas na verdade, não era.Um abç

    ResponderExcluir
  3. Estava fazendo uma pesquisa sobre ateísmo e fiquei grato a Deus por ter encontrado teu blog... Fui ateu racionalista (ler: http://www.equipeosemeador.com/2010/04/ateu-racionalista.html) e hoje sou evangelista. A "fúria" com que o ateísmo condena a Fé, na maioria das vezes, é uma revolta por sentir falta do Pai. Se o ateu, em vez de "brigar contra Deus", abrir seu coração, a angústia existencial é curada - e o ateísmo abandonado. Deus te abençoe! Abraço!

    ResponderExcluir