segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Tempo de esquecer os pretéritos e pensar no futuro do presente

Estar desempregado não deveria ser motivo de vergonha para ninguém.

O mundo tem mudado numa velocidade tão estonteante que as empresas podem num momento necessitar muito de um determinado profissional e no outro não ter mais essa necessidade.

O contrário também é verdade: uma empresa pode ter passado a vida inteira sem cogitar a contratação de um determinado profissional e ver-se de repente totalmente dependente da contratação daquele profissional para garantir a subsistencia ou a sustentabilidade de seu negócio. 



E nós, no meio disso tudo, lutando para sobreviver.

De nada adianta ficar pensando que poderia ter escolhido outra carreira, ter feito outro curso, ter comido menos gordura, ter visitado mais o médico, ter economizado para os dias maus. Este não é o momento para pretéritos (deveria, poderia, faria, escolheria, economizaria), mas de juntar o presente com o futuro do presente (preciso/buscarei; precisam/ofertarei; recrutam/candidatar-me-ei; selecionam/lutarei; empregam/trabalharei).

Só quem está desempregado pode decidir se levantar e conquistar um novo emprego. Antes disso, qualquer empurrão soará como pressão por resultados e só servirá para aumentar sua sensação de fracasso e empurrar sua auto-estima para o fundo do poço, onde só tem lama e fica muito difícil se mover.

Se voce tem uma Bíblia em casa, leia com ele o Salmo 40. 
Este salmo foi escrito pelo rei Davi num momento de aflição e tem animado muitas pessoas há séculos.

Um comentário:

  1. ROBSON, a Grandeza da Paz de Cristo te abasteça. Gostei muito desse teu texto por dois motivos: PRIMEIRO: tua abordagem do cotidiano é uma boa maneira de dizer aos irmãos que você não é apenas um escritor, mas um bom observador que sente os dramas de nosso dia-a-dia. SEGUNDO: Essa tua orientação à descansar no Senhor e viver a orientação de Cristo sobre a ociedade pelos ganhos materiais é certamente um bom recado para os crentes: melhorar a partir do agora deve ser a mais importante preocupação do crente. Deus te abençoe.

    ResponderExcluir