segunda-feira, 17 de junho de 2013

A Revolta do Vintém: Martin Luther King Jr. contra os Pitbulls Adestrados

Comparam as manifestações contra o vintém das passagens de ônibus em algumas cidades brasileiras ao evento que deflagrou a conquista dos direitos dos negros americanos a se tornarem cidadãos de primeira classe. 

Misericórdia... Não reduzamos todo o esforço de Martin Luther King Jr. a uma questão viária. 

Primeiro: Era todo um país branco oprimindo uma população negra. O heroísmo de Rosa Parker (a mulher negra que se recusou a dar seu lugar no ônibus ao opressor branco) foi uma questão de igualdade de direitos prevista na Constituição Americana desde 1776 e desrespeitada descaradamente por todo um país. Nem de longe era uma questão político-partidária ou econômica - era uma questão social.

Segundo: Olhem bem para os estados e cidades onde ocorrem essas manifestações: alguma delas é governada pelo PT? Está evidente que quem deflagrou esse movimento contra os R$0,20 (o vintém a que me referi acima) previstos nos contratos de concessão não está de olho em outra coisa que não seja intimidar uma oposição que, de tão débil, não tem sequer coragem de anunciar nos meios de comunicação a real situação que se está desenhando.

Terceiro: Disseram bem: não são vândalos, são pitbulls adestrados, que hoje em sua maioria foram recolhidos às suas jaulas por seus donos, a fim de que as manifestações de HOJE pudessem ganhar um tom mínimo de legitimidade.

Mas aguardem: a qualquer momento, as jaulas podem ser novamente abertas. Basta que o povo - sim, o povo - tente tomar as rédeas desse movimento que não lhe pertence. Se não, vejamos...

Lembrem-se: o ex-líder dos Caras Pintadas está hoje coberto de acusações de corrupção - e pertence ao mesmo partido que está por trás desse espetáculo. Quem irá sucedê-lo na função de inocente útil, já que ele não é mais inocente e em breve já não mais será útil

No fim das contas, quem incita o povo a protestar contra o vintém do ônibus é que não vale um vintém sequer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário