segunda-feira, 6 de outubro de 2008

Como Está o Teu Arco?

Como Está o Teu Arco?

Robson Lelles

"Eis que os filhos são herança do SENHOR, e o fruto do ventre o seu galardão. Como flechas na mão de um homem poderoso, assim são os filhos da mocidade. Bem-aventurado o homem que enche deles a sua aljava; não serão confundidos, mas falarão com os seus inimigos à porta." (Salmo 127:3-5)

Eis que o Senhor te deu flechas. Mas, como está o teu arco?

Toda vez que leio este versículo do Salmo 127, não consigo dissociar a menção das flechas à existência de um bom arco. Se os filhos são flechas, então podemos afirmar que o arco representa a união do pai com a mãe - o matrimônio. Essa analogia é interessante a partir do ponto que se percebe que um arco é composto de dois elementos indispensáveis: a haste e a corda. O que antes era simplesmente uma vara de madeira (ou metal) e um pedaço de corda - dois objetos separados, com funções distintas e vários usos possíveis - tornam-se um, com a finalidade de lançar flechas ao alvo.

Analogamente, pai e mãe se unem em matrimônio para formar uma família, que tem por objetivo oferecer aos seus filhos o maior alcance possível em termos de horizonte e futuro. Quem já teve oportunidade de brincar de arqueiro quando criança sabe do que estou falando e concorda comigo: de nada adianta termos flechas de boa qualidade na aljava (a bolsa de flechas, geralmente colocada às costas ou na cintura do arqueiro), se o instrumento utilizado para lançá-las não estiver à altura. Também de nada adianta colocar essas flechas de boa qualidade nas mãos do melhor arqueiro se o instrumento utilizado para lançá-las não estiver à altura de quem as lançará.

Então volto à pergunta anterior, agora detalhando um pouco mais: DEUS tem te dado boas flechas? E o teu arco, como está? Falando claramente: Como está o teu casamento?

A Haste armazena a potência com que a Flecha será lançada.

Ao analisarmos a haste de um arco, percebemos que o material utilizado na sua fabricação tem a capacidade de, ao ser retesado, retornar ao desenho original ao cessar a tensão, tantas quantas forem as vezes que esse esforço se repetir. O material da haste do arco não empena, não amassa. Recebe a tensão da corda, se flexiona, mas retorna à posição original assim que a tensão acaba. Ao retesarmos corretamente a corda de um arco, transferimos de nossos músculos a energia suficiente para lançarmos uma flecha à distância máxima.

Imaginemos agora se a haste do arco fosse feita de um material dúctil, macio, como o estanho ou o chumbo. Ao aplicarmos nosso esforço para retesar a corda, o arco se amassaria e formaria algo parecido com a letra "C" e não retornaria à posição original. Ao soltarmos a corda, ela penderia, frouxa. Não conseguiria lançar a flecha na direção do alvo. Por isso as hastes dos arcos são feitas de material flexível - madeira ou bronze, conforme citado na Bíblia, ou ainda fibra de carbono, na moderna versão do esporte olímpico.

A flexibilidade do material de que é feita a haste do arco, bem como a sua resistência e o seu desenho, determinam o esforço que poderá ser aplicado sobre ele e, consequentemente, o tanto que a flecha poderá ser lançada longe. Arcos feitos com material frágil, mole ou quebradiço, acabam por não desempenhar bem a sua função de lançar as flechas o mais longe possível. Da mesma forma, um pai/marido rígido demais - ou liberal demais - não consegue desempenhar corretamente sua função de transferir o máximo de energia à flecha, ampliar os horizontes para os seus filhos e eles acabam caindo, sem força alguma, ou mesmo permanecendo na aljava, já que não há um arco em condições de lançá-los. Alguns arcos, mais sofisticados, chegam a ter uma mira, que orienta o arqueiro quanto à precisão da sua flechada.

A Corda transforma a potência armazenada no Arco em energia, para lançar a Flecha até o alvo.

A corda de um arco pode aparentar certa fragilidade, mas cabe a ela a tarefa de curvar a haste do arco e imprimir-lhe a tensão necessária para lançar a flecha sempre que o arqueiro puxar-lhe até o ponto certo e soltar-lhe no momento certo em que o alvo está na mira.

Ela não pode ser muito fina, para que a haste do arco não a rompa com a tensão que ela lhe imprime. Também não pode ser muito grossa, a ponto de comprometer a precisão do lançamento da flecha. Não pode ser muito comprida, pois não retesará a haste o tanto quanto ela deve ser retesada. Também não pode ser muito curta, ou tensionará demais a haste e acabará por quebrá-la.

Igualmente à haste, ela deve ser flexível e elástica, porém de um material mais sutil que a haste do arco: fibra vegetal, couro, fibra sintética. Não pode ceder diante da tensão que o arqueiro lhe impõe, pois de outra forma o conjunto perderia a força e as flechas não seriam lançadas tão longe. Assim como a corda de um arco são as mães/esposas: cordas muito ásperas acabam por ferir a mão do arqueiro, mas as cordas muito macias afrouxam e fazem o arco perder a força para lançar as flechas o mais longe possível.

Para que a Flecha atinja o alvo, os três elementos são necessários.

Uma haste flexível e leve, uma corda precisa, com a resistência, comprimento e precisão adequadas formam um arco capaz de lançar flechas com a força necessária para atingir o alvo. No entanto, é necessário que alguém segure firmemente o arco, encaixe a flecha na corda e a apoie no centro do arco, para então retesar a corda, mirar no alvo e finalmente lançar a flecha com a força e direção certas para atingir o centro do alvo.

Na mesma medida, pai e mãe ajustados e equilibrados, atuando em harmonia, como um arco preciso e potente, conseguem preparar filhos ajustados e equilibrados para cumprir sua missão na vida. No entanto, é necessário que DEUS se faça presente na família, através da fé de pais e filhos no propósito que DEUS tem para suas vidas. É preciso que os ensinamentos de JESUS CRISTO se façam presentes na prática do seu dia-a-dia, para que o arco não se rompa e a flecha não se perca. É preciso que a presença do ESPÍRITO SANTO de DEUS esteja presente nos corações de pais e filhos, a fim de que a missão se cumpra e as flechas acertem o alvo, cada uma a seu tempo.

É preciso que Arco, Corda e Flecha sejam corretamente guiados.

A presença de DEUS na vida familiar é o que garante que os pais levarão seus filhos a um futuro glorioso, dentro do propósito de DEUS, tal como o arqueiro hábil, que com as mãos guia a mira do arco na direção do alvo, aplica a tensão certa sobre a corda e então lança a flecha certeira. Quando o ESPÍRITO SANTO toma lugar no casamento, o fruto é certamente agradável, o alvo certamente será atingido.

Gálatas 5:22-23 nos ensina: "Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança. Contra estas coisas não há lei."

Portanto, firmados na Palavra de DEUS, pai, mãe e filhos frutificarão em amor apesar do ódio que campeia no mundo. Frutificarão em gozo e paz a vitória que DEUS já lhes concedeu pelo amor de JESUS CRISTO. Frutificarão em longanimidade diante de frustrações que rondem em derredor. Frutificarão em benignidade e bondade mesmo que todos em volta se comportem de forma malévola. Frutificarão em fé diante de causas aparentemente impossíveis. Frutificarão em mansidão e temperança diante dos ataques do inimigo, pois DEUS tem caminhado à sua frente e lutado as suas lutas. Firmados na Palavra de DEUS, serão chamados filhos do Altíssimo e sim, acertarão o alvo, em nome de JESUS. Amém.

Um comentário:

  1. Achei maravilhosas todas as postagens feitas aqui. Realmente tudo o q foi dito por vc, eh de imensa valia prá vida da gente. Fui grandemente edificada pelas suas palavras com respaldo na Bíblia. Muito obrigada e continue postando coisas boas assim. abraços fraternais.

    ResponderExcluir